Primavera das Liberdades

Aromas, Sussurrares, Lantejolas, Marionetas, Curvo, Respeito, Volátil, Surrupiar, Voar, Amar e Ser Imperfeito... Tudo o quanto posso... Tudo o quanto devo...

Monday, July 17, 2006

Memórias Silênciadas

Aos olhos de uma criança não há nada mais enternecedor, que olhar para o mundo com vontades mil de o explorar, de o conhecer, aprender e saborear cada novo momento. É o ciclo natural da vida. Mas...e quando tudo já está previsivelmente estruturado, e de repente somos como peças do legos trabalhadas e que no instante a seguir caem uma por uma, até chegar ao nada, ao vazio.
Pouco a pouco esquece-se de quem se é, do que se fez, do que se faz e consequentemente do que se fará. As pessoas que dormem ao nosso lado, são agora hóspedes estranhos, sem rosto, sem história...
Aquela rua, aquele gesto, aquelo sorriso, palavras, serão sempre únicas mas inexistentes, sem um passado ou presente coerente.
Tudo é desconhecido, tudo é o princípio e sempre com o mesmo sabor...a debilidade.
Este, é o retrato das manifestações da doença de Alzheimer.
Contou-me aquele senhor, o companheiro de uma vida... Vi no seu rosto a mágoa, a tristeza, o desamparo...as lágrimas de um homem que não chora. Vi-o. O tempo para eles parece, agora, dual, por um lado egrégio, por outro funesto...
As recordações de um, são o olvidar do outro...

São várias as vezes, que desejamos ferverosamente, abandonar memórias que foram a história das nossas desiluções, das nossas amarguras, e que fizeram ferida por falta de desinfecção e atordoam-nos com dores...
Reflectir sobre aquilo que foi dito anteriormente, faz me repensar sobre se quero ou não esquecer os momentos menos bons. Eles já fazem parte de mim, são a minha vida também.

Em caso, que querem procurar ajuda para poderem lidar com pessoas com a doença de Alzheimer, existe uma associação pronta ajudá-los: APFADA- Associação Portuguesa de Família e Amigos Doentes Alzheimer.

Não são só os doentes que sofrem, as pessoas que lhe são queridas também precisam de apoio.

Abraço.

5 Comments:

At 10:27 AM, Blogger Tiago said...

Agora sou eu que digo: "Uma Salva de Palmas para aqueles que são Pão pão, Queijo queijo" e para ti por seres tão sensivel em relação às coisas que a todos nos tocam, mas que tu as consegues expressar por palavras como este post! ;)

 
At 7:05 PM, Blogger Ana Pena said...

acho que estou sem palavras...acho que conseguiste de facto retirar a melhor reflexão, lição possível duma situação complicada como o Alzheimer...tudo faz parte da vida, as boas e as más recordações. e sem as más nunca poderiamos sentir as boas como sendo boas.beijo*

 
At 5:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

 
At 3:49 AM, Blogger Rute said...

É de facto uma doença temerosa, triste solitaria e muito sofrida pelso amigos e familiares. Morro de medo que algum dia o aconteça a alguem de quem gosto muito. É completamente sufocante pensar que eu sou importante para uma pessoa e que no entanto, a pessoa olha pra mim com um ar alegra e patusco e pergunta quem eu sou. É triste e dá vontade de chorar. Obrigada linda, por mostrares a realidade. E obrigada por tentares tornar um pouco melhor a vida de pessoas que tanto sofrem.

 
At 1:48 AM, Anonymous Anonymous said...

Especially I like the first site. But other links are informative too, if you are interested check all those links.http://google-index.info/1550.html and http://neveo.info/3112.html

 

Post a Comment

<< Home