Primavera das Liberdades

Aromas, Sussurrares, Lantejolas, Marionetas, Curvo, Respeito, Volátil, Surrupiar, Voar, Amar e Ser Imperfeito... Tudo o quanto posso... Tudo o quanto devo...

Wednesday, October 18, 2006

Ponderação de Histórias

Será errado apoderar-me de histórias que vou observando ao longos dos meus momentos?
Será errado retirar delas um sentido, que é meu? Terá o mesmo significado para as pessoas envolvidas? E mesmo para quem lê...
Será errado envolver-me...
Será errado narra-las em tom operário...

Mas...
As histórias já não são só delas, nesses momentos, o meu caminho cruza-se com as dessas histórias. Á espera de serem figuradas por um rosto, por um corpo, por uma vida.

Só assim faz sentido a "Primavera das Liberdades!"


Naquela noite, (mais uma noite), uma noite de um recente Outubro...No ar, um cheiro de quente-frio. O café, (local das minhas noites caídas), estava semi-cheio, semi-vazio, dependendo da óptica do observador.
Entrou, então, o menino. Dirigiu-se de imediato á cozinha, onde minha mãe se encontrava. O menino e a minha mãe sempre se entenderam bem. Ambos falam com a mesma dedicação, com a mesma vontade, com o mesmo amor. E o menino disse:
- Céu, (nome de minha mãe), vai fazer croquetes? ( os croquetes de minha mãe fazem as delícias das crianças).
- Não filho, a Céu está a arrumar a cozinha.
- Sabes Céu...Sinto-me triste...quarta-feira faço anos e não vou ter prendas...
- Oh amor, mas então porquê?
- Oh Céu a minha mãe nem dinheiro tem, e o meu pai, ah...esse se calhar nem se lembra. No dia da criança, a minha mãe telefonou ao meu pai e perguntou-lhe se ele não ía lá a casa para me dar um aprenda, ao que respondeu:(- "tou no Odivelas-Parque e já vou pra í").
Quando o meu pai chegou, trazia com ele um porta-chaves (fazendo publicidade a um banco) que lhe tinham oferecido no centro comercial.
A minha mãe, prontamente e em tom de remendo respondeu:
- Oh amor, mas as prendas não são tudo...o amor , o carinho...
-Oh Céu, mas nem isso tenho...


Quando nos cruzamos com estes diálogos, há sempre qualquer coisa que muda em nós. Muitas vezes a mudança é apenas momentânea...Mas nesse curto espaço algo mudou...
Algum tempo atrás, vi algures num programa uma atriz, até bastante conhecida, que dizia que acreditava piamente, que todos nós antes de nascermos, escolhíamos os nossos pais.
Pondo de lado, e sem julgamentos as religiões, as filosofias de vida, as crênças, os valores de cada um pergunto:
- Será mesmo que este menino escolheu os pais que tem?

É apenas uma pergunta, sem compromissos.

3 Comments:

At 7:46 AM, Blogger Rute said...

Não, eu acho que não... Ou talves sim. Pode ser que esse menino dê uma lição de vida aos seus pais.
Fiquei com vontade de lhe oferecer uma prenda Guida. Penso nos meus sobrinhos e não os imagino sa situação desse menino.
Vamos oferecer-lhe uma prendita? Que achas?
Não há nada que pague um sorriso de uma criança.

 
At 4:53 PM, Blogger Ana Pena said...

Yahhh acho que sim!vamos dar-lhe, juntamo-nos todas!:)

 
At 5:33 PM, Anonymous Anonymous said...

posso saber km foi esse menino?
lost_soul

 

Post a Comment

<< Home