Primavera das Liberdades

Aromas, Sussurrares, Lantejolas, Marionetas, Curvo, Respeito, Volátil, Surrupiar, Voar, Amar e Ser Imperfeito... Tudo o quanto posso... Tudo o quanto devo...

Tuesday, October 24, 2006

Barco Encalhado

Foi a derradeira evidência do meu fracasso,enquanto companheira afectiva de outrém...
Foi o derradeiro momento em que vi, ouvi e senti que eu, ao navegar num barquinho em alto mar, não remo da mesma maneira que a outra pessoa, que viaja ao meu lado.
A metáfora é obvia.
A solução nem por isso.
Particularmente, o trabalho de equipe é construtivo, adaptativo mas trabalhoso.
Imagine o tal barco, apenas com duas pessoas e á volta os habituais mirones, em que um insiste porque insiste em remar não contra, mas afavor das tempestades, e o outro prefere a calmaria do mar.
O certo é que, a sincronização do caminho fica muito aquém do pleno equilíbrio emocional. Claro, que nem precisava ser em "pleno equilíbrio", bastava apenas haver "mais fé e menos fadiga".
Fazer uma atribuição causal externa seria o mais fácil:
- "A culpa é dele... ele é que remava mal..." E depois enumeraria todos os seus defeitos...
Mas o problema surge quando, tu não segues o mesmo compasso de forma compassada com todos os teus colegas de remo, que fizeram equipe contigo ao longo da tua viagem.
Aí o problema, ou grande parte dele advém, necessariamente, de ti. Então, acabam com o teu "contrato relacional", alegando cansaço contínuo, da tua maneira de ser.
Despedimento aceite.
Construir uma relação não é fácil.
O primeiro encontro, o primeiro beijo, o primeiro toque, as primeiras incompatibilidades, as instabilidades, as dúvidas, e por último os laços que de tão entrelaçados, (ou não), quebram...
De resto, resta um ciclo...
Por vezes pensamos: - "Bom será que este é o tal, que estará comigo nos bons e maus momentos, que vai dormir bem juntinho a mim e que me vai "Amar Amando sem Fim".
Pois sabemos que voltar a ter o primeiro encontro, o primeiro beijo custa, como também custa "dar o corpo ao manifesto", mas custa mais ainda ceder o coração.
Mas de repente pensas: - "Mas chegaste a dar o teu coração?"
Pausadamente respondes, (a saliva nesta altura é escassa), que de alguma forma dadoaste pelo menos uma parte do teu coração.

(O tempo urge.
A idade vai passando.
A minha cabeça não ajuda.
Estou no pico "de pessoa desinteressante".)

Há pessoas que conseguem levar o "barco a bom porto", outras nem por isso!
Voltei a naufragar.


Depois de alguns dias, recebi um convinte para novamente reintegerar a equipe de remos.
Neguei.
Nego, porque já não sinto a mesma paixão pelos remos.
E depois, porque... "de tanto naufragar, já não me poderia achar..." (como diria o grande António Botto)

Fiquemos assim.

7 Comments:

At 10:04 AM, Anonymous Anonymous said...

mas se depois de tanta luta, dedicaçao, devoçao, esforço, sofrimento e horas a remar,desistires de o fazer ira ser co um baixar de braços perante o inimigo!

luta pa construires outro barco, dedica.te para k seja perfeito, devota.te aos remos, esforça.te para k ele flutue, dxa o sofrimento pa tras e passa horas a remar k ao porto seguro ha.des xegar!
lost_soul

 
At 9:06 AM, Anonymous Anonymous said...

Oh linda... Parece que consegui sentir o teu sofrimento deste lado do monitor =( O lost_soul tem razão, tens que continuar a remar e a esforçar-te pois um dia chegarás a bom porto. Não quer dizer que tenhas que fazer esse esforço todos os dias, nem logo a seguir a teres encalhado, mas não podes é desistir. Nunca tinha visto ninguém por este problema desta maneira. Mais uma vez os meus parabéns, tens um blog excelente ;) Beijinhos *****

 
At 7:28 AM, Blogger Rute said...

WOW!!!
Quase que custa comentar paixão...
Consegues passar os teus sentimentos de uma maneira espectacular. Fikei de boca aberta.
Mas linda, não penses que não deu por tua culpa, nada disso. Os vossos feitios é que não encaixavam.
Has de encontrar a pessa que falta para completar o teu puzzle e depois remam os dois a bom porto ;)
Não tenho dúvidas disso.
Adoro-te!!! ********

 
At 7:29 AM, Blogger Rute said...

Já agora.. Quem és tu, lost_soul. Gostei muito do teu comentário.
Ena ena... =P
(ok nah liguem que eu hoje não funciono)

 
At 12:39 PM, Blogger Tiago said...

Se o teu barco naufraguar, há sempre outros barcos por perto. Barcos amigos. Barcos que te dão guarida até voltares a construir outro barco. Barcos com os quais podes sempre contar.
Se axas que não podes continuar a remar. Se tentaste mas já tens os braços cansados, tomes a decisão que tomes, haverá sempre uma boia, branca e vermelha, à deriva no mar, que te puxará para terra firme. Terra onde podes pensar.

 
At 4:02 PM, Blogger Ana Pena said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 4:04 PM, Blogger Ana Pena said...

"os laços que de tão entrelaçados, (ou não), quebram..."

"Barcos amigos."

Bom, meus amigos, o qué isto?
uma conferência mundial de poetas e eu não fui convocada? Temos um misterioso lost_soul, um arkantos da Mitologia, uma Rute e um Tiago - "barcos amigos" - que te adoram poéticamente e realmente. E no final, bem no topo, estás tu.

Eu...como não sou poeta, resta-me o plágio para te lembrar uma frase que eu sei que tu gostas tanto...

"Por morrer uma andorinha, não se acaba a Primavera"

:)
bj

 

Post a Comment

<< Home